quarta-feira, 4 de março de 2009

A água, nossa maior riqueza



Tópicos:
1. Tipos de água:
2. O que é água poluida?
3. Cuidados ao consumir!

1.Há diversos tipos de água na natureza, dependendo dos elementos que ela contém. Enquanto que umas são ideais para o consumo, outras são prejudiciais à saúde. Numa classificação rápida podemos separar :1. água destilada: constituída somente de hidrogênio e oxigênio, sem impurezas ou sal dissolvido;2. água potável: ideal para o consumo, é fresca e sem impurezas;3. água doce: encontrada nos rios, lagos e fontes;4. água salgada: contém muitos sais dissolvidos:5. água poluída: contém algum tipo de contaminação como impurezas, micróbios, vírus, etc;6. água salobra - levemente salgada, não forma espuma com o sabão; 7. água mineral: possuem uma grande quantidade de sais minerais dissolvidos, por isso possui cheiro e sabor diferente da água que consumimos.

2.Poluição da água.Existem dois tipos de definição para descrever uma Água Poluida. Do ponto de vista económico, a poluição da água é uma alteração da qualidade que afeta o bem-estar do consumidor e reduz os lucros do produtor, exigindo-se assim o estabelecimento de um nível óptimo de poluição. Em termos ambientais, a poluição da água é uma alteração do ambiente que afecta os ecossistemas e directa ou indirectamente, o Homem. A classificação de água poluida depende do seu uso, e do equilíbrio que existe entre o meio aquático e a sua fauna e flora, assim sendo, uma água pode ser imprópria para consumo humano, mas estando em equilíbrio com o seu meio não poder ser classificada como poluida.

3.ORIENTAÇÕES AO CONSUMIDOR
Com o intuito de contribuir para a saúde e o bem estar dos seus consumidores, a Itajiporã apresenta recomendações básicas sobre como preservar todas as qualidades e benefícios dos seus produtos. Garrafões retornáveis de 10 e 20 litros – Saiba avaliá-los:Os galões para acondicionar água mineral natural,devem ser fabricados de acordo com os requisitos da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) nº 14222. e também obedecer as exigências do Ministério da Saúde. Todos os envasadores de água sabem disso.Com a finalidade de contribuir para a disciplina do setor de águas minerais, aqui vão alguns cuidados que devem serem observados:1 - Identificação do material com o qual foi fabricado: Pet – PP – PC - veja fundo do garrafão;2 - Data de fabricação do garrafão – mês e ano - veja fundo do garrafão;3 - Data de validade do galão – Deve ser de três anos a partir da data de fabricação, conforme recomendação da ABINAM;4 - Nome e CNPJ do fabricante;5 - Nº de registro da embalagem no Ministério da Saúde.
Babi e Estella
602

Nenhum comentário:

Postar um comentário